A Revolução Russa

Lênin, o grande herói da Revolução

No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).

Rússia Czarista

Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com os governo do czar.

Nicolau II e sua família.
No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.

Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.

A Rússia na Primeira Guerra Mundial:

Faltava alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar ainda mais a insatisfação popular com o czar.


Greves, manifestações e a queda da monarquia

As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e assumiria Kerenski (menchevique) como governo provisório.

A Revolução Russa de outubro de 1917

Com Kerenski no poder pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores, Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial no ano de 1918. 
Foi instalado o partido único: o PC (Partido Comunista).

A formação da URSS

Após a revolução, foi implantada a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Seguiu-se um período de grande crescimento econômico, principalmente após a NEP ( Nova Política Econômica ). A URSS tornou-se uma grande potência econômica e militar. Mais tarde enfrentariam os nazistas na 2º Guerra mundial e rivalizaria com os Estados Unidos na chamada Guerra Fria. Porém, após a revolução a situação da população geral e dos trabalhadores pouco mudou no que diz respeito à democracia. O Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos princípios socialistas. A falta de democracia imperava na URSS.

Josef Stálin

Os líderes da União Soviética durante o regime socialista:

- Vladimir Lenin (8 de novembro de 1917 a 21 de janeiro de 1924)
- Josef Stalin (3 de abril de 1922 a 5 de março de 1953)
- Nikita Khrushchov (7 de setembro de 1953 a 14 de outubro de 1964)
- Leonid Brejnev (14 de outubro de 1964 a 10 de novembro de 1982)
- Iúri Andopov (12 de novembro de 1982 a 9 de fevereiro de 1984)
- Konstantin Chernenko (13 de fevereiro de 1984 a 10 de março ,1985)
- Mikhail Gorbachev (11 de março de 1985 a 24 de agosto de 1991)


Stálin, Lênin e Mikhail

Minha opinião:

A revolução de outubro ou revolução russa ocorreu pelo fato de que a Rússia em 1917 enfrentava vários problemas como: pobreza, participação da 1º guerra mundial, e era um dos países mais atrasados da Europa pois 80% da população morava nos campos, o sistema do Czar Nicolau II ainda era tipo um Feudalismo, no país os pobres viviam em condições horríveis, mas em 1922 o grande Lênin com as idéias socialistas de Karl Marx mudariam a atrasada Rússia para a 2º maior potência mundial: A União Soviética, surgia assim então o primeiro estado comunista da história.


Edição Total: História Espetacular
Fonte do Texto: Sua Pesquisa

11 comentários:

Anônimo disse...

Na minha opinião A Revolução Russa, mudou o mundo para pior, Lênin, Stálin e todos esses bandos de Comunistas Genocidas merecem a Lata do Lixo da História...

Anônimo disse...

2a potencia mundial? Todas as estatisticas divulgadas eram fraudadas, se estivessem bem, não abririam o mercado.
Socialismo é falho logo na sua teoria, so pensar um pouco que ja da pra ver que os seus objetivos são irreais.

Anônimo disse...

NA MINHA SINCERA OPINIÃO EX UNIÃO SOVIÉTICA SÓ NÃO
É NOS DIAS DE HOJE A MAIOR POTENCIA POR CAUSA DA SUA IRRACIONALIDADE E BRUTALIDADE SE DE VEZ DE SEREM CRUÉIS ELES FOCEM BONS COM TODOS AINDA SERIA A MAIOR POTENCIA MUNDIAL MAS FORA GENOCIDAS E ESTORÇORES.

Anônimo disse...

Eis as duas ferramentas de todas as ditaduras: estatização da economia e desarmamento da população.

Não acreditem em mim. procurem por si mesmos e você irá descobrir que tanto ditaduras de direita como de esquerda usam o mesmo método.

alugumas pessoas, alienadas, acham que o capitalismo é de direita. falso. na verdade ele é de centro; o liberalismo economico é a versão tendente ao centro da direita, e o liberalismo cultural o da esquerda.

em todas as versoes ditatoriais ha controle dessas duas coisas: economia e armas. o governo decide o que vc pode comprar e retira das maos do cidadão as ferramentas que podem derrubar a ditadura.

democracias constitucionais são liberais, por isso é sinonimo chama-las de democracias liberais. novamente, nao acreditem em mim, procurem por si mesmos.

dos 4 maiores assassinos da historia (espetacular). foram polpot (proporcional), mao tse tung (em nº reais),stalin (segundo, nas duas categorias) e hitler (terceiro nas duas categorias). chequem a veracidade desses fatos.

centro e sinonimo de democracias, qualquer lado é ruim.

Anônimo disse...

a revolução russa melhorou as condições miseráveis na Russia não q a deixou como os países ocidentais mas melhorou bastante achar q a revolução russa piorou a Russia daquela época é uma ignorância tremenda

Anônimo disse...

7 milhões de mortos de fome na Ucrânia
1932-1933.

Belo socialismo.

Anônimo disse...

Lênin morre após fazer um governo pior que o do Czar Nicolau II, Stalin e Trostki brigam pelo poder, este último foge e é morto a mando de stalin que temia um golpe, neste contexto nasce o socialismo, milhões de mortos por fome, milhões de expulsos de suas terras e condenados a miséria, milhões condenados aos gulags em condições análogas a escravidão, e por aí vai...a cada qual que defende tal bárbarie contra a humanidade, deveria ser condenada a viver como este pobre povo sofredor.

San disse...

Trostky de cu é rola né?! Belo blog de história o seu! tsc tsc tsc...

Anônimo disse...

Infelizmente o Socialismo só foi bom na teoria...a teoria no capitalismo é bem pior...mas na prática...é a unica e melhor forma de vivermos em sociedade...Infelizmente não temos outra opção... parabéns pelo texto!

Anônimo disse...

É estranho não estar citado aqui o verdadeiro socialismo, ou socialismo utópico, que se fosse aplicado e respeitado, daria certo. Só foi falado aqui do socialismo real, que desgraçou os países por onde passou. Acredito que por mais maravilhoso que seja um sistema econ./social, a ganância humana o corromperá e a justiça só deve ser esperada pelas mãos de Deus, porque a justiça dos homens nunca existiu...

Anônimo disse...

Faltou falar um pouco da guerra civl entre os brancos(mencheviques) e vermelhos (bolcheviques)e a participaçao das naçoes ocidentais( pro-brancos é claro).pra dai falar da revoluçao de outubro
E comunismo so funcionaria se o capitalismo deixasse de existir nunca juntas ou apos o homem conhecer o sistema capitalista,ou seja nunca alem so papel

Postar um comentário