Era Napoleônica


A Era Napoleônica tem ínicio após o Golpe de Estado do 18 Brumário, que foi o que marcou o final do processo revolucionário na França.Napoleão Bonaparte é considerado, para muitos franceses o governante mais bem-sucedido da história da França. Algumas pessoas dizem que ele foi tão bem-sucedido devido sua habilidade como estrategista, seu espírito de liderança e seu talento para empolgar os soldados com promessas de glória e riqueza após cada vitória.Podemos dividir o governo de Napoleão em três períodos: Consulado, Império e Governo dos cem dias.

Consulado

Este período se caracterizou pela recuperação econômica e pela reorganização jurídica e administrativa na França.O governo do consulado era republicano e controlado por militares, onde três cônsules chefiavam o poder executivo (Napoleão, Roger Ducos e Sieyés), mas como Napoleão foi eleito primeiro-cônsul da república era ele quem realmente governava. Apesar do cunho democrático criado pela nova constituição, era ele quem comandava o exército, propunha novas leis, nomeava os membros da administração e controlava a política externa.


Durante o governo do consulado as oposições foram aniquiladas, a alta burguesia consolidou-se e os projetos de emancipação dos setores populares foram sufocados.Com os resultados obtidos neste período Napoleão foi nomeado cônsul vitalício em 1802, devido ao apoio das elites francesas, que estavam entusiasmadas com os avanços.

Império


O Império foi implantado definitivamente após a mobilização da opinião pública. Em 1804 foi realizado um plebiscito, onde foi reestabelecido o regime monarquico e a indicação de Napoleão ao trono. Em 2 de Dezembro foi oficializado Napoleão I, na Catedral de Notre Dame.Napoleão liderou uma série de guerras, expandindo o domínio françês. Em algum tempo o exército françês se tornou o mais poderoso da Europa. Os ingleses preocupados com o poderio françês, formaram coligações internacionais contra o expansionismo francês.

Auge do Império Napoleônico em 1812

Em 1805 a França tentou invadir a Inglaterra, mas foi derrotada. Decorrente deste fato o governo Napoleônico tentou enfraquecer a Inglaterra outras formas. Em 1806 decretou o Bloqueio Continental, o qual dizia que todos os países da Europa deveriam fechar seus portos ao comércio inglês.


Mas este decreto não surtiu o efeito esperado, pois a França não consiguia abastecer todo o mercado da Europa.Os Portugueses resistiram ao bloqueio pois já eram aliados da Inglaterra a tempo e  era uma grande ajuda econômica a Portugal , com esse acontecimento Napoleão resolveu invadir o pequeno reino ibérico. Sem chances de resistir ao ataque, a família real transferiu-se para o Brasil em 1808, sob proteção inglesa. Começou então, no Brasil, o processo que iria desembocar, finalmente, na sua emancipação política.




A Rússia tinha aderido a esse decreto após um acordo com a França (Paz de Tilsit), mas como era um país essencialmente agrícola e estava enfrentando uma grave crise econômica viu-se obrigado a abandonar o Bloqueio Continental.



Em vingança a decisão do Czar Alexandre I, o governo napoleônico decidiu invadir a Rússia em 1812.Os generais acostumados com grandes vitórias conduziam suas tropas pelo imenso território russo, enquanto as tropas czaristas recuavam colocando fogo nas plantações e em tudo que servisse aos invasores. Em Moscou as tropas russas começaram a enfrentar as tropas francesas que estavam mal-alimentadas e desgastadas, devido isso Napoleão não teve outra escolha a não ser em ir embora.



A desastrosa campanha militar na Rússia encorajou outros países europeus a reagirem contra a supremacia francesa. Em 6 de Abril de 1814 um exército formado por ingleses, austríacos, russos e prussianos tomaram Paris e capturaram Napoleão enviando-o para a Ilha de Elba. O trono françês foi entregue a Luís XVIII.

Governo dos cem dias

Napoleão conseguiu fugir da Ilha de Elba e voltar a França em março de 1815. Ele foi recebido em Paris como herói e com gritos de “viva o imperador!”, ele se instalou no poder, obrigando a família real a fugir, mas a sua permanência no poder durou apenas cem dias.




A coligação militar da Europa se reorganizou e derrotaram definitivamente Napoleão na Batalha de Waterloo. Napoleão foi mandado para a Ilha de Santa Helena, onde ficou até sua morte.

Fonte do Texto: InfoEscola
Edição Total: História Espetacular

Para Entender: Napoleon Total War (PC Game)

4 comentários:

GNOSE LIBERTA disse...

Com 23 anos já era general, um gênio da arte da guerra, errôneamente estigmatizado de louco por muitos, muito bom o texto.

GNOSE LIBERTA disse...

Amigão tudo bom, add o banner do seu blog, e fui empiricamente refazendo o meu banner, cheguei a um modelo melhor, se poder faz a troca por este que esta ai, faz favor....

nao estou conseguindo mandar os codigos, mas te mandei por email, não sei se foi corretamente, mas esta no meu blog, valeu thanks

Historia Total disse...

Otimo como sempre futuro historiador

E um tema que conheço a fundo a Era Napoleonica.

CB disse...

Caro Guilherme,

Ótimo texto. Com o devido acatamento, só teria um reparo:

Quando vocês diz que a França tentou invadir a Inglaterra em 1805 e foi derrotada, pareceu que houve uma tentativa efetiva (pelo menos assim entendi).

No entanto, o plano de Napoleão para a invasão da "pérfida Albion" jamais chegou a ser implementado por duas razões: (i) a derrota francesa na Batalha de Trafalgar; e (ii) o fato de ter a Europa se levantado em mais uma coalizão.

Diante desse quadro, Napoleão resolveu desferir o primeiro golpe e marchou sobre os aliados, derrotando austríacos e russos na famosa Batalha de Austerlitz, a obra prima de Napoleão, também conhecida como "A Batalha dos Três Imperadores", uma vez que o campo de batalha viu, além de Napoleão I, Imperador dos Franceses, o Czar Alexandre da Rússia e o Imperador Austríaco Francisco I (futuro sogro de Bonaparte e de D. Pedro I).

Parabéns pelo texto.

Abraço!

Postar um comentário